Aconteceu nesta sexta-feira 17, a formatura da turma do curso de Costura Industrial.

Exposicao_das_pecas_fabricadas_durante_o_curso Baixar Imagem
A formatura do curso de Costura Industrial em Campo Erê foi encerrado com sucesso, e muito comemorado, principalmente pelas 32 formandas.
O curso teve 60 dias de duração e foi um grande incentivo para as alunas, pois algumas, antes mesmo do curso terminar já investiram em máquinas e pretendem aumentar a renda familiar com as peças que aprenderam a fazer. Outras, já saíram do curso com emprego garantido.
Margarida Presotto e Alexandre Rocha Botelho, donos de uma empresa têxtil, com mais de 150 filiais espalhadas pela região Sul (com a matriz instalada em Campo Erê) oportunizaram a contratação de 6 funcionários assim que o curso foi concluído e garante que a meta é aumentar ainda mais esse número.
“Se não fosse o curso, eu nem poderia abrir a fábrica aqui em Campo Erê” (Margarida).
A mensagem do vice-prefeito e dos demais colabores que conseguiram trazer esse curso para a cidade, foi de incentivo às alunas, uma vez que muitas nunca haviam mexido em uma máquina de costura e saíiram do curso com muitas peças fabricadas e pensando em fazer para vender.
Um dos coordenadores do curso – O secretário da Indústria e Comercio - Jair Salvador - salientou que através de algumas parcerias, esse foi o primeiro curso estabelecido na cidade, e foi um sucesso! O secretário disse ainda que esse é só o primeiro curso de muitos que ainda virão.
O gestor da Indústria e Comércio, Clênio Ranzera, destacou que com esse curso foi dado o primeiro passo e que até o final do mandato atual a cidade será outra.
Ele diz: “Algumas alunas gostaram e aprenderam tanto que já compraram até as máquinas para a fabricação própria, outras que não puderam comprar, garantem que mesmo que isso não seja possível agora, pensam em continuar trabalhando com costura”.
A monitora do curso (de Guaraciaba), Celíria Dockhorn, deixou para as alunas uma mensagem otimista contando que os esforços nesse período do curso foram grandes e que todos os objetivos foram alcançados. Salientou o interesse, a dedicação e a qualidade das peças elaboradas. Aprovação total da monitora e das formandas do primeiro curso de costura industrial de Campo Erê.
Veja o que as formandas comentaram sobre o curso:
- Dulce Gauer Lopes - “Aprendi a costurar com retalhos, fui fazendo uma peça e outra e agora eu já sei fazer bastante”.
- Matilde Américo da Rosa do Amaral
“Eu já tinha uma máquina em casa, mas nessas industriais eu não sabia mexer. Gostei muito do curso, aprendi bastante e mais tarde pretendo continuar fazendo mais peças para vender, porque além de aprender a gente pode ganhar um dinheirinho né? Compensa!”.
Estiveram presentes no evento:
- Vice-prefeito Hermes Giachini;
- Secretária da Assistência Social - Sra. Rozeni Formighieri ;
- Secretário da Fazenda / Industria e Comercio – Jair Salvador;
- Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais - Willian Paes Viganó;
- Vereador - Adegir Poroniziak;
- Presidente da ACICE – Sidnei Didomênico;
- Gestor da Industria e Comercio – Clênio Ranzera.
- Monitora do curso – Celíria Dockhorn;
* O prefeito Odilson (que no dia estava em viagem) mandou através do secretário Jair Salvador, os cumprimentos sinceros e os votos de sucesso às formandas.
Galeria de Imagens
-
-
-
{{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
-
{{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}