OdontoSesc em Campo Erê!

Publicado em 09/05/2019 às 11:06 - Atualizado em 09/05/2019 às 13:11

sesc
Créditos: int Baixar Imagem

OdontoSesc  em Campo Erê!

Na manhã desta terça feira , 07 de Maio, ao lado do centro de múltiplo uso e próximo a prefeitura municipal iniciaram os atendimentos odontológicos  do projeto OdontoSesc.

O OdontoSesc é um projeto itinerante, desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc  em todo o país. Ele consiste em realizar serviços de odontologia e ações de educação e promoção de saúde bucal em unidades móveis. Tem o objetivo de levar atendimento odontológico gratuito e ações educativas às cidades do interior e periferia de grandes centros, atuando como aliado do poder público local.

O Sesc possui 2 unidades móveis do Projeto no estado de Santa Catarina, com suas centrais em Chapecó e Itajaí, para melhor atendimento e cobertura em todas as regiões do Estado.

As atividades foram viabilizadas pela Administraçao Municipal, em parceiria com a Secretaria Municipal de Saúde e conta com a colaboração das demais secretarias, e, coordenadas pela educadora em Saúde - Sandra Peretto do Sesc, em parceria com os profissionais da rede municipal e palestrantes voluntários, abordando temas relevantes a população. As atendimentos clínicos serão coordenados pelo Odontólogo do Sesc Theo Alexandre Carvalho, que ficará em tempo integral na carreta, para orientar a equipe odontológica do município. Entre os procedimentos que poderão ser realizados estão restauração, remoção de tártaros, polimento, extração de dentes, tratamento de canal de dentes anteriores e aplicação de flúor.

O atendimento à população com serviços preventivos e curativos odontológicos iniciaram nesta terça-feira, 07 de Maio, estes serão de segunda a sexta-feira, das 08:00horas até às 12h e à tarde das 13:00 às 17:00min até o dia 12 de Julho.

De acordo com a secretária de Saúde, Elizandra da Silva, 4 dentistas irão realizar os atendimentos, cada um irá atender  16 pacientes por dia, mais as emergências, totalizando no mínimo 64 atendimentos diários por toda a equipe. Ainda conforme a secretária “ esse leque de opções em atendimento vem para somar em nosso município levando em consideração que temos uma população carente e que precisa de atenção especial quando se refere a odontologia. Temos sempre o atendimento nos postos de saúde, porém precisamos mobilizar a população a procurar esse serviço levando em consideração  que a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. E essa aliança das entidades envolvidas  garante o fortalecimento da odontologia em nosso município. A saúde oral tem sido a área dos Cuidados Primários de Saúde que muitas vezes é deixada de lado, pois a população deixa prá procurar apenas  quando sente dor e temos que ter mudar essa concepção. Ter saúde não é só a inexistência de doença. Precisamos trabalhar com a lógica de que a prevenção é a melhor forma de diminuir as doenças, e nesse sentido, para que a importância da saúde bucal seja absorvida, nada melhor que educar as crianças desde cedo. Espero que a gente tenha 2 meses e meio  de trabalho intenso, de dedicação a este projeto que tanto  vem a contribuir para nossa população”.

Este projeto é uma parceira entre a Administração Municipal, secretaria de saúde e Sesc, visando a melhoria na saúde bucal da população.

Os agendamentos deverão ser feitos diretamente na carreta ou pelo telefone:  988139879